domingo, 13 de setembro de 2015

Minerais do Solo

 As verduras, os Legumes e os grãos são importantes fontes de nutrientes para o ser humano. O ferro, por exemplo, é um importante elemento químico necessário ao nosso sangue. Qual alimento vegetal tem muito ferro? Como esse Ferro foi obtido por esse vegetal? Como os elementos químicos são retirados dos Solos pelas plantas?
R: Um dos Vegetais que mais possui ferro é o feijão esse ferro é obtido na formação do plantio até a colheita. Os vegetais absorvem dos solos os elementos químicos durante a fotossíntese.  

Perguntas para pensar 

 Como a planta absorve seus nutrientes?
R: o solo é um meio menos concentrado do que as células da raiz da planta, portanto a pressão natural do processo é do solo para as células da raiz. Cada célula da região pilífera da raiz é isotônica (mesma pressão osmótica) da outra, portanto quando a água e os sais minerais penetram em uma célula, essa célula vai passar esses componentes para uma célula vizinha através do processo de osmose.

1-Sabemos que os grãos, verduras e legumes são importantes fontes de nutrientes para a nossa sobrevivência. Para onde vão esses nutrientes quando descartamos e jogamos esses vegetais no Solo? Existe alguma possibilidade deles retornarem para as plantas? Como?
R: Os nutrientes vão para o solo. Sim, através das raízes que absorvem os nutrientes.

2-Como a planta absorve esses elementos químicos? No Solo, eles são solúveis em água?
R: Forma de absorção: iônica radicular e iônica foliar. Sim, são solúveis em água. 

Experimento - Condutividade elétrica dos Solos.

Atividade para ser realizada antes do experimento É importante a leitura dos procedimentos do experimento antes de responder as perguntas.
1- O que você acha que irá acontecer quando introduzir os fios desencapados nos Solos em água?
R: Iram causar mais energia.
2 - A água sem o Solo conduz corrente elétrica?

R:Sim.

Materiais
• Água destilada, se não tiver, pode utilizar água da torneira.
• Amostras de Solo (colete o Solo em um recipiente limpo e seco)
• 1 sistema elétrico para medir a condutibilidade



Procedimento - É importante que você anote as suas observações durante o experimento.



 Passo 1 - Medindo a condutividade da água sem Solo - Coloque água no béquer até metade de sua capacidade (cerca de 50mL) e, utilizando o sistema apresentado na figura acima, meça a condutividade elétrica, introduzindo os fios desencapados do aparelho, ligados à uma fonte de energia elétrica, na água destilada.




 Passo 2 - Medindo a condutividade do Solo - A seguir, adicione quatro colheres da amostra do Solo  em 50 ml de água e misture bem. Meça a condutividade elétrica da mistura contendo o Solo da horta introduzindo os fios desencapados do aparelho de medição na água destilada. Não descarte a mistura.


Água sem solo.














Água com solo.
















Questionário

1. Descreva o que você observou.
R: Quando medimos a condutividade com a água sem solo, observamos que a luz ficou fraca, já com a água com solo a luz ficou mais forte. 

2. A lâmpada acende se os fios  forem introduzidos no Solo sem água? Justifique.  

R: Não, porque não ha transporte de elétrons.

4. De que maneira a energia que acende a lâmpada é transportada no fio metálico?
R: Através dos elétrons que se movimentam.

5. O que é corrente elétrica?
R: é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

6. No caso da solução de água e Solo, como a energia é transportada?  O que há no Solo que, em solução aquosa, conduz eletricidade?
R: Através dos elétrons. O solo contem sais minerais.

7. Construa uma explicação, representando-a por um desenho com legendas, sobre como a energia elétrica é conduzida na solução composta por água e Solo.




    



sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O PH DOS SOLOS

 Atividade experimental - Acidez e Basicidade dos Solos


Um limão é ácido ou básico? Como você sabe disso? Quais substâncias que você conhece que são ácidas? E as básicas? Com relação à acidez ou basicidade, o que é uma substância neutra?
Vejamos :
 A palavra ácido vem do latim acidum, que significa azedo. Então, você já pode começar a lembrar de algumas substâncias que seriam classificadas como ácidas: vinagre, iogurte, suco de laranja, limão… Já as bases são substâncias com gosto mais amargo e adstringente. Mas atenção: nem todos os alimentos amargos são básicos! Os alimentos são, em sua maioria, ácidos ou ligeiramente ácidos. Na sua cozinha, uma exceção é a clara de ovo, de pH mais básico. 
 A escala de pH para classificar as substâncias vai de 0 a 14, sendo 0 um valor para substâncias muito ácidas e 14, para substâncias muito básicas. É possível medir esses valores usando cores, como fizemos em sala de aula com a ajuda da professora, usamos o extrato de repolho roxo (que é um dos indicadores de pH), e misturamos com algumas substancias como o suco de limão, álcool, bicarbonato de sódio, vinagre, entre outros. As substâncias ácidas (de pH entre 0 e 6) ficam cor-de-rosa, enquanto as neutras (pH 7) ficam roxas e as básicas (pH 8 a 14) assumem coloração azul ou verde. 
Veja a imagem a Seguir :













Oque são Soluções ácidas, neutras e básicas?

Ácido: Ácido é toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização,liberando como único cátion o H+. 

Características das Soluções Ácidas

  • Possuem sabor azedo
  • Avermelham com a tintura de tornesol   
  • Reagem com alguns materiais, corroendo-os
  • Reagem com o calcário, libertando dióxido de carbono
  • Conduzem a corrente eléctrica
  • Na escala de pH o seu valor é entre 0 e 7 (0 inclusive, 7 exclusive)

 Podemos, identificar diversas bebidas e sumos, tal como a mostarda e o vinagre (onde existe o ácido acético) e os limões (com o ácido cítrico).


Bebida gaseificada, vinagre, maçã,

uvas e citrinos - laranjas, tangerinas, toranjas, limões, limas, etc.
Neutras:
Neutra é toda substância que apresenta o pH= 7. 

Características das Soluções Básicas

  • Não possuem carácter ácido ou neutro
  • Na escala de pH o seu valor é de 7
Poderemos indicar como exemplo a água açucarada. 



Básica ou alcalinas:

Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, liberando como único tipo de ânion o OH-.  

Características das Soluções Básicas

  • São escorregadias ao tacto
  • Tornam carmim a solução carmim a solução alcoólica de fenolftaleína
  • Conduzem a  corrente eléctrica
  • Na escala de pH o seu valor é entre 7 e 14 (14 inclusive, 7 exclusive)
Podemos, assim, identificar como sendo soluções básicas: os limpa-vidros que contêm amónio, a lixívia que contêm hipoclorito de sódio, ou fermento em pó que contêm bicarbonato de sódio, substância com características básicas. 

pasta de dentes, antiácido
efervescente, sabão líquido, detergente e lixívia.

CONCLUSÕES

  Comecemos por definir a acidez dos solos. O termo pH (potencial hidrogênico) define a acidez ou alcalinidade, os solos possuem pH variando de 3,0 à 9,0. Essa variação é decorrente da região em que está localizado, solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margem e rios e pântanos (pH < 6,5), são conhecidos como argilosos. Já as regiões ricas em calcário possuem solos alcalinos (pH > 7) . Solos muito ácidos não são férteis, uma alternativa para corrigir este inconveniente consiste em realizar queimadas após grande exploração do solo. Em geral, quando se realiza lavouras contínuas o solo se desgasta, o que dá origem à acidez. A correção é possível pelo fato das cinzas produzidas pelo fogo serem alcalinas e por isso neutralizam o pH.
  Mas existe um impasse para o procedimento acima, ele contribui para a produção poluentes atmosféricos ( aumento de CO²). Apresentamos aqui uma segunda opção: adição da base CaO (oxido de cálcio) ao solo. Veja a equação que demonstra o processo: CaO + H²O = Ca (OH)² .   
   






quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A densidade dos Solos

                                      Analisamos volumes diferentes de um mesmo tipo de solo:



Em qual das três operações matemáticas resolvidas foi obtido aproximadamente o mesmo valor para um mesmo tipo de solo?
 R: Quando dividimos ( a ultima ), pois a propriedade foi a Densidade.

Esses valor constante corresponde a uma propriedade conhecida como densidade. observando os valores obtidos nos quadros, tente explicar por que massa e volume são chamadas de propriedades gerais dos materiais, enquanto a densidade é conhecida como propriedade especifica.
R: Volume e massa, pois a densidade irá variar em torno deles.

      Qual a importância de se estudar densidade quando estamos investigando a qualidade de um solo?                  
R: O conceito do que seja um solo com qualidade depende das prioridades previamente estabelecidas. Contudo, deve levar em consideração a sua funcionalidade múltipla para não comprometer, no futuro, o desempenho de algumas de suas funções. Assim, um determinado tipo de solo pode ser considerado com boa qualidade quando apresentar a capacidade, dentro dos limites de um ecossistema natural ou manejado, de manter a produtividade e a biodiversidade vegetal e animal, melhorar a qualidade do ar e da água e contribuir para a habitação e a saúde humana.